top of page
GUIA DE COMUNICAÇÃO INCLUSIVA E ACESSÍVEL: BAIXE GRÁTIS.

GUIA DE COMUNICAÇÃO INCLUSIVA E ACESSÍVEL: BAIXE GRÁTIS.

Vinculado 13/04/2021


Rede Empresarial de Inclusão Social lança Guia de Comunicação Inclusiva e Acessível para pessoas com deficiência

PUBLICAÇÃO COM DEPOIMENTOS DE PROFISSIONAIS E ATIVISTAS TÊM O OBJETIVO DE INCENTIVAR COMUNICADORES A ADOTAR PRÁTICAS QUE ALCANCEM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM TODOS OS SEUS CANAIS


A REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social reuniu, em uma única publicação, orientações e soluções para incentivar profissionais de comunicação, artes, tecnologia, e lideranças em geral, a adotarem práticas para que todas as mensagens divulgadas em diferentes canais de mídia alcancem a todas as pessoas.


O Guia REIS de Comunicação Inclusiva e Acessível apresenta as soluções adotadas nas empresas e percorre temas sobre os desafios de implantar métodos e processos de comunicação inclusiva, dentro do ambiente de trabalho. São orientações sobre diversos recursos de acessibilidade, como a descrição de imagem em plataformas digitais e redes sociais.


A ideia de reunir os aspectos que envolvem a questão da comunicação inclusiva e acessível em uma publicação surgiu das discussões dentro do grupo de profissionais de comunicação das empresas do grupo diretor da REIS. Segundo nota à imprensa, as demandas foram trazidas por pessoas que lidam diretamente com os desafios diários de tornar a comunicação acessível para as pessoas com deficiência.


Além das orientações técnicas e de comportamento, como termos capacitistas a serem eliminados do vocabulário, por exemplo, o guia foi baseado em cases de sucesso das empresas do grupo diretor: Accenture; ArcelorMittal, Atento, Carrefour; EY, JLL, Microsoft, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian, Sodexo, TozziniFreire e Vivo, que implantaram processos de comunicação acessível e inclusiva em diferentes modalidades e conseguiram melhorar o dia a dia dos seus funcionários com deficiência.


Gratuito, o guia também traz depoimentos de pessoas com deficiência e suas trajetórias profissionais, e o quanto a comunicação acessível contribui para sua autonomia. Entre os depoimentos estão pessoas como Cid Torquato, tetraplégico, ex-Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SP), 2016 a 2020; Carolina Ignarra, paraplégica, CEO e fundadora da Talento Incluir, consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho e Gustavo Torniero, jornalista, ativista, pessoa cega e consultor em acessibilidade.


Outros aspectos abordados na publicação incluem questões históricas de exclusão social da pessoa com deficiência, tipos de deficiência e capacitismo. Orienta sobre recursos de acessibilidade em mídias e plataformas digitais, assim como design inclusivo e descrição de imagem.


“No Brasil, mesmo com informações ainda imprecisas, temos entre 15 milhões e 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Se formos adotar o menor número, já representa uma população gigantesca. É primordial incentivar e apoiar iniciativas de comunicação inclusiva e acessível. Todas as pessoas, inclusive as pessoas com deficiência, se relacionam e se comunicam de maneiras diferentes. São profissionais, estudantes, empreendedores, consumidores, enfim, cidadãos que têm o direito à informação.”, ressalta Ivone Santana, secretária executiva da REIS e coordenadora do projeto do Guia.


Fonte: https://jornalistainclusivo.com/guia-de-comunicacao-inclusiva-e-acessivel/


Baixe grátis Guia de Comunicação Inclusiva e Acessível para pessoas com deficiência - https://www.redeempresarialdeinclusao.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-Comunicac%CC%A7a%CC%83o-Inclusiva-e-Acessi%CC%81vel-2021.pdf

bottom of page