top of page
Volkswagen íntegra fóruns em prol da equidade de gerações e Pessoas com kswagendeficiência

Volkswagen íntegra fóruns em prol da equidade de gerações e Pessoas com kswagendeficiência

Veiculado 8 de novembro de 2023


- Como parte de sua estratégia de Diversidade & Inclusão, a Volkswagen do Brasil é a fabricante de automóveis a aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, que discute e encaminha soluções referentes às questões geracionais no mundo corporativo.

- A Volkswagen do Brasil também se torna signatária da REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social), que defende a criação de um ambiente de negócios mais inclusivo para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência.

- Com os novos compromissos públicos, a Volkswagen conclui o ciclo de adesão a 5 fóruns que abrangem as pautas prioritárias da estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa.

- Em 2023, a Volkswagen também se tornou signatária do Movimento Mulher 360, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

- Ações de transformação cultural conectadas à estratégia ACELERA VW tornam a marca cada vez mais humana, diversa e próxima das pessoas.

São Bernardo do Campo, 8 de novembro de 2023 - A Volkswagen do Brasil é a primeira fabricante de carros a aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, que discute e encaminha soluções referentes às questões geracionais no mundo corporativo. No mesmo evento, a Volkswagen do Brasil também se tornou signatária da REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social), que defende a criação de um ambiente de negócios mais inclusivo para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência. As adesões aos fóruns foram assinadas em cerimônia na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).

O evento contou com as presenças do CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom; do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Douglas Pereira; de representantes dos dois movimentos e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, além de pessoas colaboradoras que integram os cinco grupos de diálogo da Volkswagen do Brasil que promovem ações de Diversidade & Inclusão relacionadas a gerações, pessoas com deficiência, equidade de gênero, raça & etnias e LGBTI+.

Legenda (foto acima): Da esquerda para a direita, Karine Wohlke (gerente de Estratégia de RH, Inovação, Diversidade e Cultura da Volkswagen do Brasil), Ana Claudia Banin (secretária executiva adjunta do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho), Ricardo Sales (secretário executivo do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho), Douglas Pereira (vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul e patrocinador dos grupos de diálogo pela Diversidade & Inclusão da VW), Cristina Cestari (CIO da Volkswagen América do Sul, patrocinadora do pilar de pessoas com deficiência e madrinha do grupo de diálogos da VW Sem Limites), Ivone Santana (diretora executiva da REIS - Rede Empresarial de Inclusão Social), Ciro Possobom (CEO da Volkswagen do Brasil), Charles Aurélio de Jesus Lima (diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) e Guilherme Nascimento (especialista em Diversidade & Inclusão da Volkswagen do Brasil)


[FOTO]


Legenda: Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, assina adesões ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho e à REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social)


“É motivo de muito orgulho para a Volkswagen do Brasil ser a empresa do setor automotivo a aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, primeiro além de nos tornarmos signatários da REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social). Com esses dois novos compromissos públicos, consagramos o posicionamento da Volkswagen em relação às cinco pautas prioritárias de nossa estratégia de Diversidade & Inclusão, uma vez que também aderimos, em 2023, ao Movimento Mulher 360, à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Na Volkswagen, mantemos uma agenda ativa e em evolução constante em prol de uma cultura empresarial cada vez mais humana, diversa, inclusiva e próxima das pessoas, impactando também nossos parceiros de negócios e a sociedade”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil .


“Nossas pessoas são a base da nossa estratégia ACELERA VW e Diversidade & Inclusão é um tema prioritário em nossa agenda. As adesões aos fóruns que envolvem todos os temas trabalhados por nossos grupos de diálogos (gerações, pessoas com deficiência, equidade de gênero, raça & etnias e LGBTI+) demonstram nosso compromisso em acelerar a nossa transformação, com um modelo de governança robusto que tem como pessoas no centro de todas as ações”, diz Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul e patrocinador dos grupos de diálogo pela Diversidade & Inclusão da VW.


Compromissos reforçados com as pessoas


Ao trabalhar a questão geracional no mercado, o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho define seis compromissos, também reforçados pela Volkswagen do Brasil ao apoiar a entidade. Saiba mais no site: https://www.forumgeracoes.com.br/

“A Volkswagen do Brasil é a primeira indústria automotiva a aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. Com essa iniciativa pioneira no setor, a Volkswagen inspira e dá um passo importante para se engajar com o respeito e a melhor distribuição de oportunidades para profissionais de diversas gerações. Essa adesão a compromissos públicos é parte importante do desenvolvimento de sua agenda de Diversidade & Inclusão”, afirma Ricardo Sales, secretário executivo do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.


Ao aderir à REIS, a Volkswagen também se compromete a atuar de acordo com os cinco compromissos do Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência definidos pelo fórum. Clique aqui para conferir os compromissos . Saiba detalhes no site da REIS: https://www.redeempresarialdeinclusao.org.br/


“A REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social) atua há onze anos como grupo empresarial que defende a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com amplo reconhecimento nacional e internacional. A entrada da Volkswagen do Brasil para esse grupo fortalece ainda mais o movimento no País, além de agregar valor para a empresa”, diz Ivone Santana, diretora executiva da REIS pela empregabilidade das pessoas com deficiência.

Diversidade & Inclusão é pilar estratégico da VW

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão com diversas ações. Desde 2022, a empresa desenvolve um trabalho de governança corporativa que contempla um Comitê de Diversidade formado por todo o Comitê Executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.


A empresa mantém grupos de diálogo compostos por pessoas colaboradoras para desenvolver ações em cinco eixos: gerações, pessoas com deficiência, gênero, raça & etnias e LGBTI+. As iniciativas incluem comunicações, treinamentos, políticas internas e ações sociais coordenadas pela área de Diversidade e Inclusão.

A Volkswagen do Brasil também realizou seu 1º Censo da Diversidade, em 2022, com participação voluntária e confidencial, mapeando o perfil dos colaboradores para promover ações direcionadas e tornar o ambiente de trabalho ainda mais inclusivo.


Entre as ações também está a Semana da Diversidade & Inclusão, que já concluiu sua 4ª edição reunindo pessoas colaboradoras da Volkswagen do Brasil e Argentina em atividades de conscientização como webinars, ativações e conteúdos especiais.

Os processos seletivos da Volkswagen do Brasil para novos estagiários e estagiários também contam com vagas afirmativas para públicos diversos, entre outras iniciativas e metas que reafirmam o compromisso da empresa com a Diversidade & Inclusão.


No pilar gênero, a Volkswagen tem a meta corporativa de ampliar significativamente as mulheres na liderança até 2025. Nesse sentido, a VW também foi a primeira fabricante de veículos do País a fechar um acordo para coleta de uma dívida bancária, em 2022, por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE), com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança), denominado Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).


Fonte: https://www.vwnews.com.br/news/1981

bottom of page