Posts Recentes
Posts Em Destaque

Manhã de autógrafos celebra lançamento da Biografia resultante de programa do Instituto Modo Parités


Eu Escrevo Minha Biografia! Na sexta-feira, 21 de agosto, fizemos a manhã de autógrafos (on line) de 11 autores do livro que concretizou a conclusão de um ciclo de 12 encontros do programa de auto-conhecimento como caminho para o fortalecimento de soft skills, para potencializar a carreira de profissionais negras e negros da Vivo. Foi uma honra trilhar essa jornada conjunta. Conheça mais sobre o Eu Escrevo Minha Biografia, programa concebido e conduzido pelo Instituto Modo Parités, na leitura do texto abaixo, que é também a Introdução do livro.


O programa Vivo Diversidade, estruturado em 2017 em bases robustas, é uma das melhores referências em governança de diversidade e inclusão das empresas que atuam no Brasil. Com seu grande poder de influência, as ações afirmativas da companhia promovem mudanças positivas na exclusão estrutural de grupos que, historicamente, ficaram às margens das oportunidades por muitos séculos.


Pelo Instituto Modo Parités, tivemos a honra de contribuir com o Vivo Diversidade por meio da consultoria para estruturação, posicionamento, formação - de líderes, gestores e equipes-, de 2018 a 2020.

O programa Eu Escrevo Minha Biografia, idealizado e conduzido pelo Instituto Modo Parités, tem o objetivo de promover o fortalecimento individual por meio da escrita da própria história, com orientação recebida em encontros mensais nos quais são trabalhados recursos e instrumentos de auto-desenvolvimento. A promoção do autoconhecimento é a estratégia para o empoderamento pessoal.


O primeiro encontro com o grupo de 12 profissionais selecionados no Grupo de Afinidade Vivo Afro foi em setembro de 2019. Desde então, mantivemos os encontros mensais e, para integrar o time, foram convidadas pessoas negras que, com grande competência, conduziram as temáticas específicas: Contexto Histórico, Conquista de Direitos, Representatividade, Comunicação Não Violenta, Consciência da Presença, Auto-Imagem, Investimentos, Liderança, Carreira e Branding.


E sim, a pandemia do Covid19 atingiu o programa no meio da jornada coletiva porém, com os vínculos fortes que foram construídos o percurso continuou com a mesma qualidade, comprometimento e, agora, com ainda maior união.


A escrita foi mais um recurso usado para registrar sensações, memórias, sentimentos, percepções, insights e aprendizados despertados. Como trata-se de um trabalho autoral, as biografias deste livro refletem aspectos diferentes ou similares, de acordo com a ressonância que os temas trabalhados no programa tiveram sobre cada autora e autor.


Cada uma, cada um, tem sua trajetória pessoal e profissional específica. Mas todos têm traços comuns, como a determinação aguerrida que impulsiona a não desanimar com os obstáculos e barreiras que foram e que são muitos, buscando forças e fé em si próprios, entregando sempre o melhor. Características estas que definem o perfil de liderança e que, se considerarmos a meritocracia como reconhecimento de seu esforço individual, todas e todos os que participaram do programa estão aptos a ascender profissionalmente e serem exemplos em hard e em soft skills.


Este livro representa a conclusão de um ciclo, e um ponto de partida para novas perspectivas. Não somos mais os mesmos que demos o primeiro passo, no primeiro encontro. Seguimos agora como novas pessoas, ressignificados individualmente e coletivamente. Temos a convicção de que estamos conscientes de que somos responsáveis uns pelos outros, para que juntos possamos ir mais longe, e também de que somos os únicos com a incumbencia de cuidar daquele espaço interno mencionado pela poeta e escritora Maya Angelou:


“Há um lugar dentro de você que você deve manter inviolável, conservado e limpo. De tal maneira que ninguém tem o direito de te dirigir palavras ofensivas ou de te tratar mal. Ninguém. Nem mãe, nem pai, nem esposa, nem marido… ninguém! Porque talvez esse seja o lugar para onde você vai, quando se encontra com Deus. Você precisa ter esse espaço (preservado) para que, quando alguém se aproxima (sem a sua permissão), você possa dizer: Pare! Afaste-se! Não! De maneira nenhuma! Diga não, quando quer dizer não! Ninguém tem o direito de invadir.”

#descriçãodaimagem sequência de imagens das parceiras e parceiros contratados para a condução de temas específicos e dos participantes. Arte com gravura colorida de um homem e uma mulher, sobre fundo amarelo. Ambos são negros, ele está de camisa, gravata e paletó e tem os cabelos crespos com franja penteada para frente da testa. Ela usa turbante colorido, brincos de argola e uma blusa preto e branco. A imagem dos dois aparece dos ombros para cima, e seus rostos estão cortados ao meio, no sentido vertical. Sobre a imagem deles aparece o texto: Eu Escrevo Minha Biografia. Acima da gravura estão os logos da Vivo e do Instituto Modo Parités. Ao lado, sobre fundo amarelo, está o texto: Vivo e Instituto Modo Parités convidam para o evento de lançamento do livro EU ESCREVO MINHA BIOGRAFIA DIA 21/08 DAS 10h ÀS 11h / Abertura Carol Sierra – Gerente Sênior de Cultura e Diversidade / Apresentação do Programa Ivone Santana - Diretora executiva do Instituto Modo Parités e autora do programa Eu Escrevo Minha Biografia / Apresentação dos participantes Adriana Soares, Aline Xavier, Amilton Gonçalves, Ana Paula Picossi, Artur Satler, Carlos Eduardo Santiago, Fernanda Rocha, Karen Souza, Marcia Assis dos Santos, Marcia Silva Moreira, Valquíria Lima Silva, Vânia da Silva / Considerações finais Núbia Elias, consultora de RH e Diversidade, Fabio Dorta - Responsável pelos pilares de Raça e Pessoas com Deficiência na área de Diversidade / Encerramento Ricardo Pedreti Chagas - Sponsor do pilar de Raça e diretor de Pós-Vendas.


Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 Instituto Modo Parités