top of page

21 A 28 DE AGOSTO| SEMANA NACIONAL DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

MODO PARITÉS | POR SÉRGIO GOMES

Publicado em 21/08/2023


A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece do dia 21 a 28 de agosto, é uma iniciativa oficializada no Brasil pela Lei nº 13.585/2017, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre suas necessidades e direitos. A deficiência intelectual afeta o funcionamento cognitivo e intelectual, influenciando nas habilidades intelectuais quanto adaptativas, como comunicação e interação social. A deficiência múltipla envolve múltiplas deficiências que podem ocorrer no mesmo indivíduo interagem para dificultar a participação plena nas atividades diárias.

De acordo com a Convenção da ONU Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, a deficiência é caracterizada por impedimentos de longo prazo que, quando combinados com barreiras sociais, podem prejudicar a participação plena na sociedade. No Brasil, há cerca de 2,5 milhões de pessoas com deficiência intelectual e 5,3 milhões com deficiência múltipla, segundo o IBGE.

A inclusão de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla enfrenta desafios, incluindo barreiras atitudinais e falta de recursos de acessibilidade. A coordenação do Programa Crescer Down destaca a necessidade de mudar a mentalidade e oferecer recursos de acessibilidade para promover oportunidades iguais. Alex Garcia, um ativista com deficiência, enfatiza a importância da semana para dar voz às pessoas menos visíveis e complexas dentro desses grupos.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla estimula uma reflexão sobre a construção de uma sociedade inclusiva e acolhedora. É crucial abordar as necessidades dessas pessoas por meio de políticas públicas para alcançar um mundo mais empático e igualitário.

Gabriel Bandeira @Flag.bill, competiu nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, onde conquistou a medalha de ouro ao se consagrar campeão na prova de 100 metros borboleta.

Tathi Piancastelli @tathipiancastelli, é a primeira pessoa com síndrome de Down do mundo a escrever e protagonizar uma peça de teatro profissional apresentada em Nova York.

Gabriel Bernardes @downlicia_oficial, um jovem empreendedor de 26 anos e Forbes Under30, nas redes sociais mostra o dia a dia de um empreendedor com Síndrome de Down e como vivencia a inclusão na prática.



*Sergio Gomes é jornalista, escreve para o site e redes sociais da Câmara Paulista para Inclusão e para o site e redes sociais do Instituto Modo Parités desde janeiro de 2022. Tem esquizofrenia.





Σχόλια


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page