21 de Março Dia Internacional da Síndrome de Down
Conheça algumas referências
Por Sérgio Gomes
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, como uma referência à trissomia do cromossomo 21, que é uma condição genética que afeta uma em cada 1000 pessoas no mundo. No Brasil, há cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down, o que equivale a aproximadamente 1,6% da população de pessoas com deficiência no país. Embora seja uma condição genética, a Síndrome de Down não é hereditária.
As pessoas com Síndrome de Down apresentam uma ampla variedade de características, incluindo raiz nasal achatada, baixa estatura, mãos pequenas e dedos curtos, hipotonia muscular, prega palmar única, olhos com linha ascendente e dobras de pele nos cantos internos. A Síndrome de Down pode afetar o desenvolvimento físico e mental da criança e é considerada a principal causa de deficiência intelectual no mundo. Muitas pessoas com síndrome de Down alcançam a autonomia e constituem família, geram renda, têm bom desempenho nos esportes e nas artes e desempenham amplamente seu papel como cidadãs e cidadãos.
“Nós somos capazes de tudo, nós somos fortes e guerreiros, por exemplo: meu sonho é casar com o Felipe [amigo e colega de trabalho], eu quero morar junto e nós somos capazes de fazer isso, ganharemos mais dinheiro e compraremos uma casa, faremos o casamento", afirma Jessica Pereira da Silva, primeira empreendedora com Síndrome de Down a se formalizar no Brasil.
Conheça mais sobre a Jéssica @belatucci e outras pessoas que são referências por suas realizações: @pablopineda @mariajuliaaraujo Débora Seabra @Déboraseabra @cacaibauer
Comments