top of page

21 DE SETEMBRO | DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

INSTITUTO MODO PARITÉS | POR SÉRGIO GOMES

Publicado em 21/09/2023



No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera no hemisfério sul e assim faz alusão a um renascimento. É comemorada desde 1982 pelos movimentos de luta das pessoas com deficiência. É um dia para lembrar a importância do combate ao preconceito, ao capacitismo e também para chamar a atenção para a luta das pessoas com deficiência por inclusão, acessibilidade e visibilidade. A data só foi oficializada em 2005 pela lei n 11.133.

“Eu era merecedor de caridade mas não de cidadania”. Conheça a história dos Movimentos Políticos e Sociais das Pessoas com Deficiência no Brasil. Lançado em 2010, o documentário HISTÓRIA DO MOVIMENTO POLÍTICO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL, de Aluizio Salles Junior/Fazenda Filmes, é uma produção da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI e da Secretaria de Direitos Humanos, na gestão da secretária Izabel Maior. A partir da memória e da documentação de 25 ativistas pioneiros, pessoas decisivas para as conquistas, que refizeram o percurso árduo de um segmento socialmente invisível. https://www.youtube.com/watch?v=uSZsJs3TN70.

No Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) há cerca de 18,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. Desse total apenas 26% estão incluídos no mercado de trabalho e mais da metade dessa parcela está na informalidade, enquanto que entre as pessoas sem deficiência esse número é de 38% de trabalhadores na informalidade.

Leandra Migotto Certeza, ativista social e mulher com deficiência física e também jornalista, relata um pouco da sua experiência no mercado de trabalho: “Eu vivi situações de preconceito, discriminação e capacitismo em todos os empregos pelos quais passei. Os momentos mais dolorosos e que deixam marcas na minha vida, infelizmente, aconteceram dentro de grandes empresas que diziam lutar por uma suposta ‘inclusão’; e até com empreendedores da área da inclusão que há pouco tempo me ofereceram funções incompatíveis com a minha formação e experiência profissional, além de pagar baixos valores ou pedir que eu escrevesse reportagens sem assinar o meu nome como jornalista!”

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nos lembra da necessidade constante de engajamento de toda a sociedade, além do poder público, para promover avanços significativos na legislação, ampliar a visibilidade e alcançar uma inclusão mais abrangente em áreas cruciais como educação, pesquisa, emprego, saúde e lazer, e reforçando que a batalha das pessoas com deficiência é uma jornada diária e contínua.

Para conhecer a carreira de Leandra Migotto Certeza, mulher com deficiência física, poeta, escritora, ativista social desde 1996 e idealizadora da Coletiva Girassol - Protagonismo das Escritoras com Deficiência:


*Sergio Gomes é jornalista, escreve para o site e redes sociais da Câmara Paulista para Inclusão e para o site e redes sociais do Instituto Modo Parités desde janeiro de 2022. Tem esquizofrenia.

*Rafa Brunelli é influencer desde 2020, não binarie, pansexual e pessoa com deficiência, atualmente também é colunista no site Terra.


Sua empresa capacita lideranças e desenvolve ações de conscientização e mobilização?

Para consultoria, workshop, cursos, teambuilding, letramento, entrevistas e palestras, escreva para contato@modoparites.com.br



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page