Posts Recentes
Posts Em Destaque

Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres


Hoje é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres. Essa data surgiu em 1981, no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano, realizado na Colômbia, e em 1999 a ONU estabeleceu esse dia como marco para eliminar a violência contra as mulheres, em nível mundial.


A data, inicialmente, era uma homenagem às irmãs Mirabal, que foram assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo em 1960 na República Dominicana. A morte das irmãs provocou diversas revoltas e acelerou a queda da ditadura.


Em 2020, a violência contra a mulher evidenciou-se ainda mais com o isolamento social. Em todo o mundo, o índice de violência doméstica cresceu, assim como as denúncias de estupro, em todos os continentes. A violência contra a mulher está presente e, em muitos casos, ela acontece no lugar que deveria ser seguro para elas, a própria casa. Isso evidencia que a cultura do patriarcado e o machismo estrutural existente ainda objetificam as mulheres, e muitos homens sentem-se no direito de humilhar, ofender, agredir e matar suas companheiras ou ex-companheiras.


Reforçamos e encorajamos às mulheres que estejam passando por isso a não se calarem e buscarem ajuda. No Brasil, o Disque 180 é a Central de Atendimento à Mulher, a denúncia é anônima e pode ser feita a qualquer momento. “Em briga de marido e mulher TODOS devemos meter a colher sim!”, a qualquer sinal de briga, ligue para o 180 e uma viatura policial será enviada. A Lei Maria da Penha já está em vigor há 14 anos e visa prevenir e punir a violência contra as mulheres no país. Ao procurar a Defensoria Pública, advogados podem ser disponibilizados para quem não tem condições financeiras de contratar um profissional para sua defesa, e também é possível solicitar medidas protetivas às vítimas.

Não deixe de procurar seus direitos e ajudar outra pessoa.

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square