top of page

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Por Viviane Garcia

fundo verde com bolinhas brancas 13 de dezembro dia nacional da pessoa com deficiência visual. montagem com imagens de pessoas com deficiência visual em várias situações, lendo livro em braille, andando na rua com bengala, com o cão guia. no rodapé está o logo do instituto modo parités.

Em 13 de dezembro comemoramos no Brasil o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, data criada em 1961 e que tem como objetivo diminuir a discriminação e aumentar a integração das pessoas com deficiência visual na sociedade, e também fazer com que a sociedade tenha respeito e empatia com essas pessoas.


A deficiência visual possui diversos graus de comprometimento: cegueira (perda total da visão) ou baixa visão (pode enxergar luminosidade, vultos, imagens não definidas claramente, entre outras). Encontramos ainda as pessoas com visão monocular (pessoas que enxergam apenas com um olho). Dentro desse universo das pessoas com deficiência visual podemos encontrar pessoas que nasceram com a deficiência ou mesmo que adquiriram ao longo da vida por motivos de saúde ou acidente.


De acordo com o último censo do IBGE de 2010, no Brasil, das mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual:

528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos);

6.056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e

permanente dificuldade de enxergar);

Outros 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, mesmo fazendo uso de óculos ou lentes.


É fundamental a evolução de políticas públicas de inclusão e acessibilidade para o estudo, trabalho e vida social com qualidade e em igualdade com as demais pessoas. Pois quando pensamos em estudo e trabalho, as tecnologias assistivas, por exemplo, dão autonomia e conforto para as pessoas com deficiência visual, para acessar livros em braile, livros com letras ampliadas, computadores com software de voz e piso tátil em espaços amplos de

grande circulação de pessoas. E graças a tecnologia, navegar pela internet, fazer transações bancárias em aplicativos, interagir nas redes sociais, usar o celular com

independência já faz parte da rotina da maioria das pessoas com deficiência visual, e por isso, ter oportunidade de trabalho faz com que a vida dessas pessoas seja cada vez mais próxima em igualdade com a sociedade em geral.


Mas, é claro que as dificuldades são imensas, principalmente quando pensamos em um país continental como o nosso. Nem todas as cidades possuem acessibilidade para o estudo e trabalho. Contudo, quando existe interesse da sociedade e dos órgãos públicos as melhorias podem acontecer e se aproximar cada vez mais das pessoas que precisam delas.


Sendo assim, a divulgação de boas práticas de inclusão, novidades de acessibilidade e pesquisas realizadas devem ser amplamente divulgadas para que mais e mais pessoas possam ter conhecimento para a melhoria de vida das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade.


Fontes:


Σχόλια


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page