top of page

Instituto Modo Parités assessora Grupo SADA

na estruturação do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão Publicado em: 17/05/2023


Desde janeiro de 2023, o Instituto Modo Parités tem a honra de contribuir com a jornada inclusiva do gigante mineiro Grupo SADA, o maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro na América Latina e que também é composto por mais de 30 empresas de diversos segmentos de mercado como siderurgia, bioenergia, reflorestamento, comunicação, esporte, fundação social e concessionárias. Com 47 anos de história, o Grupo emprega mais de 7,5 mil pessoas e está presente em mais de 50 cidades brasileiras e possui bases também na Argentina.

O início das ações foi a parte análise de contexto, com muitos estudos e encontros coletivos e individuais, presenciais e online, de escuta e de formação, envolvendo a alta liderança, toda a liderança intermediária e operação. A equação “Diversidade Agrega Valor?” é a que estimula o diálogo dirigido em todos os encontros de formação para pessoas de diferentes níveis hierárquicos. O interesse e participação ativa nas reflexões e exercícios propostos durante os encontros são evidências de que o grupo está no caminho certo para a construção de sua cultura inclusiva.

Com um histórico bem-sucedido em seus negócios e em responsabilidade social, tendo constituído até mesmo a Fundação Medioli para realização de projetos comunitários, a evolução e sustentabilidade dos valores da organização são garantidas nas palavras de Daniela Medioli, Vice-Presidente Executiva do Grupo SADA: “a Diversidade é uma riqueza que gera valor para a organização. Com o apoio de toda a diretoria, o grupo avança firme na estruturação do programa com pilares de diversidade, organização dos grupos de afinidade, profissionais dedicados e sinergia entre todos os setores”.

Assim como foi convidado pelo Grupo SADA, é muito comum que o Instituto Modo Parités seja contratado por empresas de diferentes setores e regiões, por parte de líderes e gestores que querem verdadeiramente implementar um programa de Diversidade, Equidade e Inclusão que seja consistente e sustentável. A maioria relata que encontra apoio da liderança e que mesmo assim, não está obtendo os resultados esperados das iniciativas próprias ou mesmo daquelas realizadas com outros parceiros. Em grande parte das vezes, equipes internas começam a desenhar o processo e avançam em alguns aspectos, até chegarem em um ponto em que precisam de um direcionamento especializado em Cultura Organização Inclusiva, com visão mais abrangente que faça a conexão entre as ações já estruturadas de DE&I com os objetivos de negócio, de Compliance, de ESG e de Pessoas.

O primeiro passo do Instituto Modo Parités é o de conhecer e valorizar a trajetória das pessoas de cada organização, para então dar os passos seguintes. “Quando iniciamos um projeto, buscamos sempre direcionar o nosso trabalho para duas frentes: a primeira é a de potencializar as ações já iniciadas, para que a proposta da inclusão seja sempre agregadora no sentido de somar valores, vontades, sonhos e ambições, respeitando todo o caminho que já foi percorrido, e a segunda é a de propor soluções construídas coletivamente, compartilhando conhecimento, instrumentos e metodologia para a estruturação de um programa sustentável de DE&I. A ideia é que não sejamos percebidos como quem traz a solução mágica, criando dependência de nossa presença naquela organização, mas sim que sejamos reconhecidos como quem se propõe a mergulhar naquela cultura e, a partir de um ambiente de inovação e de confiança, construir caminhos que sejam positivos para todas as pessoas.” explica Ivone Santana, diretora executiva e fundadora do Instituto Modo Parités. “Temos convicção de que o Grupo SADA pode se tornar uma referência em Cultura Organizacional Inclusiva no Brasil, pois a união da inovação e da responsabilidade social, características fortes do grupo há décadas, somados à sua visão de futuro sustentável e a vontade de fazer a inclusão na prática são diferenciais para a promoção da valorização da DE&I”.



Para consultoria, workshop, teambuilding, entrevistas e palestras, escreva para contato@modoparites.com.br



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page