top of page

A revolta de Stonewall: saiba como foi o ato que deu início ao reconhecimento dos direitos LGBT+


#descriçãodaimagem: fachada do bar Stonewall Inn, em Nova York. Na parte de baixo, ela é feita de tijolos à vista, têm uma porta do lado esquerdo e outra do lado direito. No centro, uma janela onde está escrito: The Stonewall In. Na parte superior, vê-se 3 janejas pequenas com bandeiras coloridas, simbolizando o movimento LGBT e uma grande bandeira colorida no centro.

Em um mundo onde a diversidade ainda é tratada como tabu — apesar de ser um fator fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa — a missão do Instituto Modo Parités é acolher e fazer com que todas as diferenças sejam valorizadas. Por isso, ao longo do mês de junho, promovemos diversas campanhas para celebrar o Mês do Orgulho LGBT. Foram diversas lives, vídeos com a colaboração de pessoas que fazem parte do movimento, textos, imagens, tudo para dar visibilidade a essa causa tão importante.

O Mês do Orgulho LGBTQ+ está chegando ao fim. Mas a nossa luta acontece o ano inteiro. Vamos lembrar um pouco sobre a data escolhida para celebrar o dia do orgulho LGBT?

Foi em 28 de junho de 1969 que a comunidade LGBT, cansada de suportar o histórico de tantas repressões e humilhações ao longo dos anos, decidiu dizer não pela primeira vez às atitudes abusivas da polícia, da população e sobretudo, da justiça americana.

Esse ato ocorreu no bar Stonewall Inn, em Nova York, que era o único que os gays podiam frequentar na cidade, e, por isso, ficou mundialmente conhecido como a Revolta de Stonewall.

Em um país onde a homossexualidade foi criminalizada até 1962 e travestis eram considerados criminosos, não era surpresa que um local que acolhesse os gays fosse frequentemente invadido pela polícia. E as pessoas que frequentavam o local não reagiam, mesmo sendo tratadas de forma truculenta e injusta.

Mas isso até aquela noite de 28 de junho de 1969, quando alguém resolveu dar um basta e enfrentou as autoridades, dando início a uma verdadeira rebelião com pessoas que estavam dentro e fora do bar.

O motim ainda se repetiu outras noites seguidas, (qualquer semelhança com o momento atual é mera coincidência) e hoje, o Stonewall Inn é tido como o local onde se deu a liberação dos direitos dos homossexuais e transexuais.

Esse acontecimento tem uma importância fundamental no movimento LGBTQ+, porque abriu caminho para que os gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e outras variações de gênero deixassem de ser marginalizados e tivessem seus direitos reconhecidos.

De lá para cá, houve alguns avanços, mas luta pela liberdade de gênero está longe de ser uma luta vencida. Em pleno século XXI, o preconceito e a ignorância ainda causam mortes ou danos irreparáveis a pessoas que só querem, simplesmente, o direito de ser o que são.

Em um mundo onde a diversidade ainda é tratada como tabu — apesar de ser um fator fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa — a missão do Instituto Modo Parités é acolher e fazer com que todas as diferenças sejam valorizadas e aceitas, por isso, ao longo do mês de junho, promovemos diversas campanhas para celebrar o Mês do Orgulho LGBT.

Também apoia essa ideia? Acompanhe o Instituto Modo Parités nas redes sociais e faça parte dessa mudança!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page