top of page

25 DE OUTUBRO | DIA DO COMBATE AO PRECONCEITO CONTRA AS PESSOAS COM NANISMO

INSTITUTO MODO PARITÉS | POR SÉRGIO GOMES


Publicado em 25/10/2023



No dia 25 de outubro comemora-se o Dia de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo. O nanismo é uma alteração do crescimento, que se manifesta ainda na primeira infância e resulta em pessoas de estaturas menores do que a média da população, para a mesma idade e gênero. A principal causa do nanismo é a acondroplasia, uma doença rara que impede o crescimento natural dos ossos longos, como fêmur e o úmero, especialmente.

Indivíduos com nanismo, assim como outros que têm alguma deficiência, enfrentam diariamente o capacitismo e diversas manifestações de preconceito, frequentemente oriundos de estereótipos e questionamento de sua capacidade de desempenhar funções. Uma manifestação comum de capacitismo.

No mundo há cerca de 250 mil pessoas com nanismo e no Brasil, embora não se possa dizer com exatidão o número de pessoas com essa condição, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que o número de pessoas acometidas por esse transtorno do crescimento seja de 1 em cada dez mil habitantes.

A influenciadora Vithoria Papel, tem nanismo e em entrevista ao portal UOL disse “Fui considerada a primeira mulher com nanismo a fazer CrossFit no Brasil. Hoje vejo muitas pessoas com nanismo que chegam e contam que se viram em mim. Esse é meu ‘rolê’. Mostrar que dá para fazer tudo mesmo com as diferenças”.

O combate ao preconceito contra as pessoas com nanismo passa pela desconstrução de estereótipos enraizados na nossa sociedade. É fundamental também promover uma educação inclusiva e que dissemine informações precisas sobre o nanismo e seus vários aspectos, a fim de combater a ignorância que leva ao preconceito e a discriminação. Também se faz necessária a valorização de talentos e habilidades das pessoas com nanismo, bem como iniciativas que possibilitem a perfeita integração das pessoas com essa condição ao mercado de trabalho, bem como em uma representação de forma positiva pela mídia e uma maior inclusão e ocupação dos mais diversos espaços e segmentos da sociedade.

O vídeo é de Stephanie Marques, criadora de conteúdos acessíveis sobre moda e beleza, ela compartilha sua vida real nos stories e já possui 86,6 mil seguidores.

Fontes: Viva Bem


*Sergio Gomes é jornalista, escreve para o site e redes sociais da Câmara Paulista para Inclusão e para o site e redes sociais do Instituto Modo Parités desde janeiro de 2022. Tem esquizofrenia.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page