28 DE JUNHO DE 2023 | DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQIAP+
Instituto Modo Parités | Por Monique Lima 27 de junho de 2023
Para promover a inclusão da comunidade LGBTQIAP+ no mercado de trabalho é necessário reconhecer a importância de promover a diversidade e a inclusão em todas as esferas da sociedade, inclusive no ambiente corporativo.
O Instituto Modo Parités realiza desde mapeamentos, estruturação de programas corporativos de inclusão, formação de líderes e programas de empoderamento das pessoas incluídas, e o pilar LGBTQIAP+ é um dos principais grupos com os quais trabalhamos, por acreditarmos que todas às pessoas são importantes e precisam de equidade de oportunidades.
Contratar e reter talentos da comunidade LGBTQIAP+ exige uma abordagem consciente e sensível. Além de reconhecer o valor da diversidade, as empresas devem estar cientes dos desafios específicos enfrentados por esses profissionais, como preconceito, discriminação e estigmas associados.
Segundo o Jornal G1, uma pesquisa realizada em Curitiba no Paraná, levantamento do projeto 'Demitindo Preconceitos' realizado com pessoas e representantes de recursos humanos, em 14 estados brasileiros mostra que 38% das indústrias e empresas têm restrições para contratar lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e intersexuais (LGBTQI+).
Investir em programas de treinamento e conscientização é fundamental para dar base aos funcionários a entenderem e respeitarem as diferenças, promovendo a empatia e o respeito mútuo. Esse letramento permite que as empresas criem uma cultura organizacional inclusiva.
De acordo com a pesquisa realizada pela empresa de consultoria de engajamento Santo Caos, em 2019, foi constatado que menos da metade (47%) dos 230 trabalhadores LGBTQI+ que participaram, relatam a orientação sexual no ambiente profissional.
Quais são, então, as medidas necessárias para a inclusão LGBTQIAP+ dentro das empresas?
Adotar políticas de diversidade e inclusão que abranjam explicitamente a comunidade LGBTQIAP+, garantindo um ambiente seguro, respeitoso e acolhedor.
Criar programas de treinamento e conscientização para combater o preconceito e promover a empatia e respeito entre os colaboradores.
Implementar processos de recrutamento e seleção imparciais, baseados em habilidades e competências, sem qualquer tipo de discriminação.
Estabelecer programas de mentoria e suporte para profissionais LGBTQIAP+, oferecendo orientação e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
Promover a visibilidade e representatividade da comunidade LGBTQIAP+ em todos os níveis hierárquicos, buscando a diversidade em cargos de liderança.
Na sua empresa tem ações de conscientização e mobilização?
Para consultoria, workshop, cursos, teambuilding, letramento, entrevistas e palestras, escreva para: contato@modoparites.com.br
fonte texto:
https://www.ethos.org.br/
*Monique Lima, Assistente Social, Gestora de Projetos do Instituto Modo Parités e integrante da comunidade LGBTQIAP+
Comments