A invisibilidade das pessoas com deficiência
Artigo de Sérgio Gomes, Jornalista, escreve notícias e elabora reportagens para a Câmara Paulista para Inclusão e para o Instituto Modo Parités desde 2021, e tem esquizofrenia.
Nos últimos anos, tem havido uma crescente conscientização sobre a importância da inclusão e da igualdade de direitos para as pessoas com deficiência. No entanto, ainda há muito a ser feito para tornar a vida dessas pessoas mais visível e promover a sua participação plena na sociedade.
A visibilidade das pessoas com deficiência ainda é um assunto que traz preocupação diante das inúmeras dificuldades que encontra para ser alcançada de forma plena. As pessoas com deficiência veem-se constantemente inseridas em um fenômeno conhecido como ciclo de invisibilidade. Nesse ciclo, as pessoas com deficiência são “escondidas” e privadas ao máximo possível da convivência com as demais pessoas e assim não são encaradas como um problema da comunidade onde vivem e isso faz com que não tenham acesso a bens, serviços e direitos que as demais pessoas têm e por consequência não são incluídas na sociedade e assim enfrentam discriminação e falta de consciência sobre suas demandas por parte das demais pessoas e isso vai reiniciar o ciclo.
Sobre a invisibilidade das pessoas com deficiência, em especial as pessoas com nanismo, Kenia Rio, mulher com nanismo, advogada e presidente da Annabra (Associação Nanismo Brasil) diz: “A sociedade ainda não nos enxerga! Somos invisíveis para a sociedade, e esse é o maior ponto. Depois tem a questão da falta de acessibilidade a todos os locais públicos e privados, e o capacitismo (que é o preconceito contra pessoas com deficiência) é uma das principais barreiras impostas pela sociedade para tentar nos silenciar.”
Comments