Dia Mundial do Orgulho Autista


fundo laranja. no canto inferior esquerdo está o logo do Instituto Modo Parités. Título: Dia Mundial do Orgulho Autista. Abaixo, símbolo do infinito com as cores do arco-íris

No dia 18/06 é comemorado o Dia do Orgulho Autista, criado em 2005 pela organização norte-americana Aspies for Freedom, com o objetivo de informar a sociedade sobre o assunto e quebrar os tabus que o envolvem. Popular também no Brasil, conta com a adesão do Senado Federal, por meio de um projeto de lei aprovado pelo Senado (PL 3.391/2020) que cria, na mesma data, o Dia Nacional do Orgulho Autista. O texto, do senador Romário (Podemos-RJ), foi aprovado em 2020 e está em análise na Câmara dos Deputados.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos; dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Estima-se que no Brasil há 2 milhões de pessoas com TEA, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), porém esse número é incerto e requer atualização. Em 2019, foi sancionada a Lei 13.861 que obriga a fazer o levantamento sobre o autismo no censo populacional, sendo ele decidido pela Presidência da República após insistência de diversos movimentos favoráveis aos direitos das pessoas autistas.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square