top of page

Pessoas com deficiência intelectual podem trabalhar?


fundo claro. no canto inferior esquerdo, várias bolinhas em um fundo triangular amarelo. título: pessoas com deficiência intelectual, transtorno mental, deficiência psicossocial podem trabalhar? abaixo, imagem de uma mulher branca, de cabelos castanhos e cacheados. ela está sentada de pernas cruzadas com um notebook no colo e apontando para o título.


Segundo o Artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego”.


No ambiente corporativo, pessoas com deficiência ainda encontram muitas dificuldades para ingressarem no mercado de trabalho. Por isso, a Lei Federal 8.213/91 criou cotas para que as pessoas com deficiência tivessem mais oportunidades e pudessem concorrer às vagas dentro das organizações.


A Lei de Cotas estabelece que empresas com 100 ou mais empregados devem preencher uma parte dos seus cargos com pessoas com deficiência.


A deficiência psicossocial e a deficiência intelectual também fazem parte dos tipos de deficiência que contemplam a Lei de Cotas e muitas vezes são confundidas.


Pessoas com deficiência intelectual/mental geralmente apresentam atraso em seu desenvolvimento, podendo levar mais tempo para aprender, realizar tarefas do dia a dia e a interagir socialmente. Um exemplo de deficiência intelectual é a Síndrome de Down.


O termo “pessoa com deficiência psicossocial” refere-se à pessoa que desenvolve comportamentos e apresenta crises em decorrência de um transtorno mental. Um exemplo é a Esquizofrenia. O transtorno mental abrange diversas condições que causam alterações de humor e comportamento que podem alterar sua percepção sobre a realidade.


Vale ressaltar que não basta apenas contratar a pessoa com deficiência para que aconteça a inclusão. É necessário adaptar o ambiente e qualificá-la para que seu potencial seja aproveitado de maneira produtiva.


Sua empresa precisa de ajuda para cumprir a lei 8213/91?


O Instituto Modo Parités é uma consultoria especializada em auxiliar empresas no cumprimento da Lei 8213/91. Entre os nossos serviços estão o Mapeamento de posições por tipo de deficiência; Seleção e contratação de pessoas com deficiência; Elaboração de relatórios para o Ministério Público do Trabalho; entre outros. Entre em contato através do e-mail: contato@modoparites.com.br


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page